A ANFIPA - Associação Nacional em Defesa dos Filhos pela Igualdade Parental é uma sociedade civil pública, sem fins econômicos, sem vínculo político, que defende os direitos de Igualdade Parental, estabelecidos na Constituição Brasileira, garantindo a crianças e adolescentes a convivência sadia e equilibrada para uma completa formação psicológica e social.
          A Associação agrega pais, mães e avós, de diversos estados brasileiros, que são privados ou restringidos do convívio familiar (sofrem Alienação Parental), devido à ações dos genitores detentores da guarda das respectivas crianças.

         O objetivo da associação são as crianças. Especificamente, lutamos para garantir os direitos da igualdade parental.
       Nossa luta tem como base a Constituição Federal da República de 1988, a Lei da Guarda Compartilhadaos 13.058 de 2014, Lei da Alienação Parental 12.318 de 2010, Estatuto da Criança e do adolescente e o Código Civil. 
Sintetizamos a importância do direito de convivência com ambos os genitores e seus familiares. É direito legítimo de toda criança estar sob a companhia do papai, mamãe, avós, primos e todos que fazem parte da sua família e a amam.
         Acreditamos na Lei da guarda compartilhada e os seus efeitos positivos na liberdade do filho poder amar e conviver sem restrições. Lutamos contra a alienação e frisamos o que é, seus efeitos e sanções.